O famoso golpe de clonagem do WhatsApp vem sendo realizado já há algum tempo, sob diversas histórias diferentes. Desta vez, golpistas estão utilizando o nome do Ministério da Saúde e se passando como pesquisadores para efetuar a clonagem.
A criciumense Maria Henrique Leandro teve o seu número de WhatsApp clonado ainda na manhã desta sexta-feira, 9. O modus operandi é o mesmo já visto em diversos outros golpes, mas os “agentes” usam outro nome.
“Eles ligam, falando que eram do Ministério da Saúde e que estavam fazendo uma pesquisa a respeito do coronavírus. Então fizeram uma série de perguntas, se já tivemos contato com alguém que teve o vírus ou quantas pessoas, não pedem nada de CPF ou nome completo. Aí eles falam que a pesquisa foi concluída com sucesso e que estariam mandando via SMS um número de protocolo, caso queira alterar algum dado da pesquisa. Eu dei o número de protocolo, cliquei em um link e depois disso veio uma mensagem no meu WhatsApp dizendo que o número foi desconectado”, destacou Maria.
Segundo a criciumense, os golpistas falam muito bem e parecem de fato conhecer o assunto que está sendo tratado, não dando indícios em nenhum momento de que poderia ser um golpe. No entanto, os números enviado pelo SMS se trata de um código para recuperação do contato no WhatsApp, que os criminosos utilizam para fazer a clonagem.