A alimentação é o segundo maior vilão em termos de causas para o câncer. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, os hábitos alimentares são responsáveis por 20% dos casos no país e por 35% das mortes provocadas pela doença.
"Uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas; e com menos alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, bebidas açucaradas, entre outros, podem prevenir de três a quatro milhões de casos novos de câncer a cada ano no mundo", afirma a nutricionista Natasha Terra.
De acordo com a nutricionista, praticando atividades físicas e mantendo o peso, um em cada três casos de câncer seria evitado. Quem já teve a doença, tem nisso um aliado para evitar a sua volta.
Alguns alimentos possuem características anti-inflamatórias. O cacau e seus componentes fenólicos, provavelmente através de sua capacidade antioxidante ou anti-inflamatória, pode prevenir ou diminuir a progressão de iniciação de diferentes tipos de câncer, como o de próstata, fígado, cólon, leucemia, e outros.
Consumir alimentos ricos em vitaminas A, C, E, Zinco e Selênio também ajuda a manter a saúde boa.