Alunos dos cursos de aprendizagem industrial de Criciúma terão desconto de 50% nas tarifas de ônibus. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 5, pela prefeitura, em cerimônia no Paço Municipal. De acordo com Celito Cardoso, secretário da Fazenda do município, a medida não gerará aumento nas tarifas do transporte coletivo. Outra determinação da prefeitura instituiu o pagamento dos impostos municipais pelo cartão de crédito.
O prefeito Clésio Salvaro assinou o decreto na manhã desta segunda-feira e destacou que as isenções na passagem não acarretarão em aumentos na passagem. “Em momento algum o governo permitiu que essa medida ocasionasse o aumento da passagem. Atualmente temos a segunda passagem mais barata e até o fim do ano queremos que ela seja a mais barata. Essa diminuição da passagem para os 300 alunos será absorvida pelas empresas do transporte”, assinalou.
Sobre o pagamento dos impostos municipais com o cartão de crédito, Celito Cardoso esclareceu que a prefeitura continuará recebendo em dia o valor. “Agora fica 100% por conta do planejamento financeiro pessoal. Antes o contribuinte ficava aguardando por alguma exceção, alguma lei que permitisse o pagamento parcelado. Agora ele vai negociar junto à sua operadora a melhor forma de atender a própria capacidade financeira”, avaliou o secretário.
Ainda de acordo com a prefeitura, inicialmente os pagamentos terão que ser feitos presencialmente. A iniciativa da isenção na tarifa para os alunos do Bairro da Juventude surgiu com o vereador Zairo Casagrande (PSD), mas foi finalizada pelo poder executivo e aprovada na Câmara.