O último ano apresentou números positivos em relação a reclamações, segundo levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foram 506.161 reinvindicações a menos, em relação a 2016. No total, os 3.405.697 de queixas representam 12,9% de redução.
Os serviços de banda larga fixa, de telefonia fixa, de telefonia móvel nas modalidades pré-paga e pós-paga, e o de TV por Assinatura registraram redução nas reclamações no ano de 2017. Juntos, eles totalizam 327.267.253 contratos ativos. A telefonia fixa lidera o ranking de diminuição das reclamações, com o total de 182.688 queixas a menos (-19,4%).
Em 2018, a Anatel deve iniciar processos de fiscalização relativos às falhas de informação na oferta e contratação de serviços e nas alterações de planos e pacotes, à indisponibilidade das informações obrigatórias no espaço reservado ao consumidor nos portais online das prestadoras, e às dificuldades em cancelamento dos serviços de telecomunicações.