A campanha Novembro Azul já possui destaque mundial como período destinado a conscientização dos homens em relação ao câncer de próstata. Poucos sabem, mas os animais também podem apresentar esta doença. Nem mesmo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) possui números sobre o problema em animais domésticos.
Os exames preventivos devem ser realizados por cães e gatos, sendo que os cachorros possuem mais chances de terem a doença. Ir ao veterinário com frequência e realizar o exame de toque é fundamental, ou então até mesmo utilizar o ultrassom.
Os pets dão sinais de que estão com problemas. Urinar com maior frequência ou então ter sangue ou pus na urina são sinais. Outro indicio é a dificuldade para defecar.
O aumento da próstata é relacionado com a testosterona produzida nos testículos, dessa forma a castração é um modo de tratamento. A retirada da próstata também pode ser indicada, dependendo do caso.
Quanto mais velhos os animais, maiores são as chances de terem câncer de próstata. Normalmente os tumores são benignos, mas os cuidados devem ser os mesmos.