Na madrugada deste domingo (21), por volta das 2h, uma guarnição da Polícia Militar (PM), em rondas, visualizou um veículo que poderia estar sendo utilizado para roubos a residências, transitando no bairro São João, sentido BR-101. Os policiais emitiram sinais sonoros e luminosos com a viatura, solicitando para que o carro parasse, mas não foram atendidos.
A guarnição continuou o acompanhamento. O veículo seguiu sentido Rodovia Luiz Rosso, entrou no bairro Recanto Verde, passou pelo São Luiz, cruzou a Avenida Centenário, em frente ao Posto Pinheirão, e entrou bairro Tereza Cristina, onde o carro foi abandonado na lateral do trilho e os cinco ocupantes desceram e fugiram.
Antes mesmo do veículo parar, um dos ocupantes efetuou três disparos de arma de fogo contra a guarnição da PM. Posteriormente, a guarnição fez a incursão no trilho, juntamente com o Tático. O condutor do veículo, de 21 anos, foi abordado e relatou que estava dirigindo, mas que queria parar desde o início do acompanhamento, porém, os outros quatro ocupantes disseram para ele não parar.
Segundo o relato, um dos ocupantes do veículo teria pegado o carro emprestado para buscar drogas na Quarta Linha. O jovem disse, ainda, que não conhece os outros três que estavam no automóvel, mas reconheceu outro homem posteriormente.
No veículo foram encontradas ferramentas utillizadas, costumeiramente, na prática de furto e roubos. Durante a tentativa de abordagem, o carro transitou em alta velocidade, na contramão da direção e quase atropelou um homem com uma criança no bairro Revanto Verde.
O condutor do veículo foi conduzido à Central de Plantão Policial.