Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Aos 117 anos, morreu na Espanha a pessoa mais velha do mundo

María Branyas testemunhou a gripe espanhola em 1918, duas guerras mundiais e a pandemia de COVID-19

Por Redação Criciúma, SC, 20/08/2024 - 11:44 Atualizado em 20/08/2024 - 11:52
Foto: @MariaBranyas112 / X
Foto: @MariaBranyas112 / X

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

María Branyas Morera, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, faleceu nesta terça-feira (20), aos 117 anos, em Olot, no nordeste da Espanha, conforme anunciado por sua família na rede social X (anteriormente Twitter). María, que atravessou momentos históricos marcantes como a pandemia de gripe espanhola em 1918, duas guerras mundiais, a Guerra Civil Espanhola e a pandemia de COVID-19 em 2020, enfrentou e superou todos esses desafios. Em 2020, já com 113 anos, ela contraiu e se recuperou da COVID-19 em poucos dias.

De acordo com a família, María "faleceu como desejava, em paz, enquanto dormia, sem dor". Recentemente, ela teria dito: "Um dia partirei, deixarei de existir neste corpo. Esse dia, que desconheço, está muito próximo, e esta longa jornada chegará ao fim. A morte me encontrará exausta de ter vivido tanto, mas desejo que ela me encontre sorridente, livre e satisfeita." A mensagem foi publicada pouco antes das 11h30 (hora local) pelos familiares, que ressaltaram a importância de se lembrarem dos "conselhos e da gentileza" de María.

Na segunda-feira, um dia antes de sua morte, a conta gerida por sua família compartilhou: "Sinto-me fraca. Minha hora está próxima. Não chorem, não gosto de lágrimas. E, acima de tudo, não tenham pena de mim. Onde quer que eu vá, serei feliz."

María Branyas era reconhecida como a decana do mundo pelo Grupo de Investigação Gerontológica (GRG), com sede nos Estados Unidos, e pelo Livro dos Recordes Guinness, após suceder a francesa Lucile Randon, que faleceu em janeiro de 2023 aos 118 anos. Agora, a nova pessoa mais velha do mundo é a japonesa Tomiko Itooka, nascida em 23 de maio de 1908, atualmente com 116 anos, segundo o GRG.

María Branyas viveu nos últimos 20 anos no lar de idosos Santa Maria del Tura, em Olot, na Catalunha. Nascida em 4 de março de 1907, em São Francisco, nos Estados Unidos, para onde sua família havia emigrado, ela se mudou para a Espanha em 1915. Em 1931, casou-se com um médico, com quem teve três filhos (um dos quais já falecido aos 86 anos), 11 netos e vários bisnetos. Seu marido faleceu aos 72 anos.

Sua filha mais nova, Rosa Moret, hoje octogenária, relatou que sua mãe nunca havia sido hospitalizada ou sofrido uma fratura. Uma equipe da Universidade de Barcelona estudou o DNA de María para investigar as causas de sua longevidade. Manel Esteller, um dos pesquisadores, expressou surpresa com o excelente estado de saúde de María em uma entrevista ao jornal espanhol ABC, publicada em outubro de 2023: "Ela está completamente lúcida. Lembra-se com impressionante precisão de momentos de quando tinha apenas quatro anos e não apresenta nenhuma doença cardiovascular, algo incomum em pessoas mais idosas. Seus únicos problemas são de mobilidade e audição. É incrível."

A francesa Jeanne Calment, que faleceu em 1997 aos 122 anos e 164 dias, permanece como a pessoa mais velha conhecida até hoje.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito