Após conquistar uma medalha de ouro nos 50 metros borboletas e duas medalhas de prata, sendo uma nos 50 metros costas e outra nos 200 metros medley, o paratleta criciumense Nícolas Fonseca tem um objetivo: chegar nas paraolimpíadas de 2028, que acontece em Los Angeles.
As três medalhas conquistadas pelo paratleta foram na Gymnasiade, evento que aconteceu no Rio de Janeiro e destinado aos estudantes de 15 anos, entre os dias 21 e 25 de agosto. Com seis anos, Nicolas começou na piscina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e dois anos depois foi para o projeto social da Associação de Natação do Colégio Marista.
“Meu projeto é continuar treinando e chegar no objetivo que sempre foi chegar na paraolimpíada, sempre foi meu sonho”, diz o nadador.
Segundo Alessandra Borges, mãe do atleta, ele começou competindo com os convencionais em 2018 no estadual e em 2019 veio a primeira medalha de ouro em uma competição catarinense, e em 2021 ele começou a competir no paradesporto, conquistando medalha em todas as provas que disputou.
“A gente sempre está junto com ele e buscamos dar todo o apoio, acompanhando nas competições e dando todo o suporte para poder competir, ele é o nosso orgulho”, comenta a mãe de Nícolas.