Após a polêmica e tendo que responder uma série de questionamentos, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), revelou que Estado muda forma de contratação de leitos em hospitais. O edital para esta contratação já foi lançado. “A gente tem alguns dias para receber os interessados em alugar estes leitos. A programação foi feita. Não tínhamos a realidade real da taxa de ocupação. Com o bloqueio de 100 leitos e mais 281 já bloqueados para a Covid-19 até aqui. A possibilidade real de contratar diretamente e fazer os hospitais de campanha com mais calma. Entendemos que agora temos algum tempo para fazer o hospital de campanha", afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, acrescentou que a contratação destes leitos será feita conforma a demanda. “Hoje temos uma maior quantidade de casos no litoral, mas temos que analisar a localização dos hospitais de campanha e fortalecer a rede própria para disponibilizar mais leitos”, falou.
Carlos Moisés disse também que, neste primeiro momento, a intenção é contratar de 50 a 100 leitos. “Temos alguns dias para receber os interessados em alugar os leitos de UTI na rede privada”, ressaltou.
Sobre o hospital de campanha, o Governo preferiu cancelar todo o processo anterior que visava a instalação do hospital de campanha em Itajaí e lançar, através da Defesa Civil, uma licitação para 100 leitos, incluindo equipamentos, pessoal, estruturas físicas (com as adequações necessárias de locais preexistentes ou em estruturas completas), manutenção, operacionalização, insumos e outros para um período de funcionamento de até 180 dias, em regime de 24 horas por dia, de casos de coronavírus e/ou síndromes respiratórias agudas que necessitem de internação. A tentativa anterior era feita por dispensa de licitação.
Após o início da pandemia, o Estado ampliou a capacidade em 281 leitos, somando, no total, 381 atualmente. “Destes, 62 estão ocupados com pacientes utilizando ventilação mecânica, ou seja, 16% dos novos leitos”, concluiu.
O primeiro mês de isolamento social em Santa Catarina
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), destacou, durante a entrevista coletiva desta quinta-feira, 16, as ações realizadas durante o primeiro mês de isolamento social em Santa Catarina.
Ele citou que foram investidos em R$ 76 milhões em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que serão destinados R$ 276 milhões aos hospitais filantrópicos, contratação de mais de 400 profissionais da área da saúde, como 94 médicos, Na economia, o governador pontou iniciativas como linha de crédito e ampliação do programa juro zero.