Araranguá é mais um município do Sul catarinense a decretar a obrigatoriedade do uso de máscara nas ruas. A decisão, já divulgada em decreto municipal, passa a valer a partir da próxima segunda, dia 20.
Diz o decreto que "A desobediência aos comandos previstos neste Decreto caracterizará infração Administrativa e sujeitará o infrator à aplicação de penalidades, previstas na forma da lei". Assim, "fica estabelecido o uso massivo de máscaras em todo território do Município de Araranguá, para evitar a transmissão comunitária do Coronavírus (COVID-19).".
No Sul, Tubarão, Braço do Norte, Içara e Morro da Fumaça já tornaram obrigatório o uso das máscaras nas ruas, como forma de combate à pandemia do coronavírus.
Em outros dois municípios, a administração municipal faz a distribuição de máscaras para a população, mas não decretou a obrigatoriedade do uso.
Em Siderópolis, a distribuição aconteceu no começo da semana. Em Nova Veneza, começa na tarde desta quinta: inicialmente nos bairros Bortolotto e Nossa Senhora da Conceição; a expectativa da prefeitura é de conclusão até a segunda-feira.