Não é tão incomum passar em frente à uma das unidades de saúde de Criciúma, logo nas primeiras horas da manhã, em uma sexta-feira, e encontrar dezenas de pessoas em fila esperando pela abertura do posto. Nesta sexta-feira, 7, muitas pessoas aguardavam desde às 5h da manhã, em pé, para realizarem o agendamento de consultas na Unidade de Saúde do Santa Augusta.
Acontece que todos os postos de saúde do município abrem suas portas somente às 8h da manhã e, por isso, se formam filas em sua frente. Ao chegar ao local, por volta das 8h30, a reportagem do 4oito não encontrou ninguém aguardando pelas fichas de agendamento.
Segundo uma das funcionárias da unidade do Santa Augusta, cerca de 20 minutos após a abertura do posto todas as pessoas já tinham pego as suas fichas e realizado o agendamento.
Há menos de um mês atrás, uma situação parecida já havia acontecido na Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Zuleima, em que mais de 50 pessoas aguardavam em frente ao posto, na chuva, para o agendamento. De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, há uma falha de comunicação entre a UBS e a comunidade - o que deve ser trabalhado, com um sistema avançado de agendamento com triagem.