O acesso do Brusque à Série C, confirmado neste domingo com os 4 a 0 sobre o Juazeirense da Bahia no estádio Augusto Bauer, mexe com o mapa do futebol de Santa Catarina. O Brusque assume uma condição de quinta força, atrás de Avaí e Chapecoense, que estão na Série A, Criciúma e Figueirense, da Série B. E ainda vai brigar por um título nacional. Disputará a semifinal da Série D contra o Ituano e, passando, cruzará com Manaus ou Jacuipense na final. E o detalhe: o time catarinense tem a melhor campanha geral da quarta divisão até aqui.
O Atlético Tubarão também comemorou o acesso do Brusque. Ocorre que o time do sul do estado herda uma vaga na Série D de 2020. Até então, o Tubarão estava sem calendário nacional para o próximo ano, fruto do seu fraco desempenho no último Campeonato Catarinense, no qual ficou à frente somente dos rebaixados Metropolitano e Hercílio Luz.
Além do Tubarão, Santa Catarina terá na Série D do ano que vem o Marcílio Dias e o Joinville. O JEC que, por sinal, foi eliminado na primeira fase da quarta divisão deste ano. O Joinville foi o último clube catarinense a conseguir subir da D para a C, na temporada de 2010 depois de um imbróglio na Justiça Desportiva contra o América do Amazonas. O outro acesso de Santa Catarina na quarta divisão foi com a Chapecoense, na temporada de 2009.
Foi uma verdadeira festa o jogo deste domingo no Augusto Bauer, com público recorde de mais de 4 mil torcedores. Essa subida de escalão é o fôlego que faltava para o Brusque ganhar sua nova casa. Avança o projeto da Arena Havan, a patrocinadora principal que dará ao clube um estádio próprio, com capacidade para mais 15 mil torcedores. A área está escolhida e a obra, programada para iniciar em agosto, com previsão de conclusão em dois anos.
Assista abaixo, com as imagens da TV Brusque, os melhores momentos da goleada contra o Juazeirense e a festa de jogadores e comissão técnica após a partida:
Na Série C, o Brusque terá um calendário maior. A competição conta com duas chaves de dez clubes, jogos dentro dos grupos e 18 rodadas na fase classificatória.