Se você transita pela Avenida Centenário no Pinheirinho, em direção ao Centro, e observa com atenção uma das placas de sinalização, observa que há um item coberto. Entre Mina de Visitação e Centro, uma tarja cobre o nome de algum ponto. Já houve mais placas na mesma situação.
Sabe-se que algumas delas indicam o Mirante Realdo Guglielmi, a nova atração turística que a cidade ganhará nos próximos meses. No começo deste ano, o prefeito Clésio Salvaro havia anunciado a intenção de inaugurar a estrutura, no Morro Cechinel, em 6 de janeiro de 2020.
Mas há etapas a serem cumpridas, o que dificulta o alcance do prazo. Em março saiu a licença ambiental para corte da vegetação do local onde será erguida a plataforma de 30 metros. "O agente financeiro da obra, que é a Caixa Econômica Federal, exige essas licenças para efetivar o convênio", lembra a secretária Kátia Smielevski, da Infraestrutura.
O projeto está orçado em R$ 2,4 milhões, recursos já empenhados pelo Ministério do Turismo.
Confira também: Prefeitura obtém licença para mirante do Morro Cechinel
Há uma previsão de oito meses no mínimo para execução das obras. Em maio foram contratadas as empresas que executarão as etapas do mirante. A 3C Engenharia ganhou a licitação para elaborar o projeto estrutural armado enquanto a Pizzolato Engenharia vai executar a parte metálica, com coberturas das plataformas e escadarias.
Em um terreno com mato perto da Vila Olímpica há a placa indicando o ponto onde haverá retirada de vegetação para início das obras.
Outra atração da cidade que algumas placas já anunciam, e que se encontra em obras, é o Parque Centenário, que já existe junto ao Paço, mas estão em andamento as obras de revitalização e ampliação da estrutura, no Bairro Santa Bárbara.