Com a mudança no comando do Governo Estadual, devido o afastamento de Carlos Moisés, cargos passaram a ter novos donos. Na Secretária do Estado da Saúde (SES), Carmen Zanotto passou a responder pela pasta na última quarta-feira (31). Em entrevista ao programa Adelor Lessa, Zanotto elencou as prioridades da SES nesta semana (05 a 09).
O principal foco continua sendo o combate à Covid-19. Zanotto destacou a necessidade de concluir a vacinação em idosos e pediu para caso algum morador, da faixa etária atendida, não tenha sido vacinado que entre em contato com a unidade de saúde mais próxima. Em casos de impossibilidade de deslocamento, os profissionais da saúde vão ao encontro do idoso. Melhorar a cobertura vacinal é ponto principal.
Ela também relembrou da necessidade de receber a segunda dose da vacina. "A segunda dose da vacina é muito importante, não basta ter feito a primeira.", disse Carmen em entrevista ao programa Adelor Lessa.
A SES continua em busca de mais medicamentos para o chamado "Kit intubação" e ampliação de leitos de UTI. Zanotto falou que existem hospitais com possibilidade de ampliação, mas que equipamentos são necessários. "A gente precisa trabalhar intensamente na garantia do acesso de mais pessoas às unidades de saúde.", disse Carmen.
Esta é a segunda vez que Carmen assume a SES. A primeira vez foi em 2003, durante o governo de Luiz Henrique da Silveira. Ela permaneceu no cargo até 2010.