Mais de 20% dos cães de Criciúma possuem sete anos ou mais e são classificados como idosos. A prática de exercícios é uma das maneiras de cuidar da saúde dos animais nesta faixa etária, que necessitam de atenção diferenciada em relação a cães jovens. E a iniciativa que vai trazer mais saúde aos velhinhos de quatro patas já tem data marcada: 24 de novembro.
Visando enfatizar a prática de exercícios físicos realizados entre dono e animal de estimação, principalmente os idosos, a 2ª Cãominhada de Criciúma trará o tema Inclusão. “São comuns os casos de animais que passam o dia inteiro presos em apartamentos, hábito que pode prejudicar seriamente a saúde do cão”, afirmou o proprietário do Hospital Veterinário Criciúma, João Batista Antoneli. “É necessário que os donos mantenham caminhadas frequentes para acalmar seus companheiros pet”, complementou.
Como participar
O evento contará com a participação de médicos veterinários, pet shops e ONGs de adoção de animais. Kits de higiene para cães em espaços públicos também serão distribuídos. “A nossa intenção é que o criciumense traga seu cão, passeie com ele e passe a realizar a atividade regularmente”, apontou. “Por este motivo os veterinários estarão dando dicas de cuidados para cada raça e porte dos animais, como quando mudar a alimentação do cachorro de acordo com a idade, anomalias, mobilidade canina, alterações no comportamento do animal e como melhorar a longevidade e o conforto cotidiano das principais raças”, disse Antoneli.
Para participar da 2ª Cãominhada, os donos de pet devem realizar uma inscrição gratuita pelo telefone (48) 3413-8400 ou ainda pela página do Facebook do Hospital Veterinário Criciúma. Só poderão participar do evento animais inscritos, e os donos terão a chance de ganhar porções de ração, produtos para higiene pet e outros brindes.