Em virtude da possibilidade de extinção das perícias médicas realizadas na agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Içara, a Câmara Municipal agendou uma reunião com o chefe de Divisão Regional de Perícias Médicas do INSS, no dia 27 de fevereiro, às 17 horas. De acordo com a requerente da reunião vereadora Edna Benedet da Silva, a preocupação partiu da Associação dos Aposentados, Pensionadas e Idosos do município. "Fomos procurados por representantes desta associação, que nos relataram sobre a possibilidade de extinção desse serviço, sendo um assunto muito grave, por isso o encontro", comentou Benedet.
A vereadora acrescentou que a Associação dos Aposentados também relatou que nos meses de dezembro e janeiro todos os segurados e trabalhadores precisaram se deslocar para Criciúma a fim de realizar a perícia na agência vizinha. "Hoje o INSS de Içara possui apenas uma perita e informações são que ela pediu remoção para Criciúma. Outro relato é que a ordem é cancelar os atendimentos de perícias em municípios pequenos, concentrando tudo em Criciúma".
Para Edna Benedet em virtude dos relatos é preciso tomar providências, para que as perícias no município não sejam canceladas. "Como que aquele trabalhador que mora em regiões mais afastadas vai se deslocar até a cidade vizinha. Precisamos saber a veracidade das informações e verificar também se aquelas pessoas que fizeram a perícia em Criciúma receberam a diária que é um direito assegurado, mas principalmente garantir que as perícias continuem sendo realizadas na nossa cidade", salientou Benedet. A vereadora inclusive solicitou via pedido de informação aprovado em Plenário informações sobre o assunto em pauta.