Um dia depois de anunciar mudança de nome (passou a Athletico Paranaense) e do escudo, o tradicional rubro-negro do Paraná conquistou o primeiro título internacional da sua história. Já na madrugada desta quinta-feira a torcida do Atlético festejou a conquista da Copa Sul Americana em plena Arena da Baixada, em Curitiba.
Após empate por 1 a 1 no tempo normal, a vitória contra os colombianos do Júnior de Barranquilla veio nos pênaltis por 4 a 3. O zagueiro Thiago Heleno, ex-Criciúma, foi quem converteu o pênalti decisivo para os campeões. No confronto de ida, na Colômbia, houve empate em 2 a 2.
O resultado deu um empurrão para o futebol catarinense. É que a Chapecoense herdou uma vaga na Copa Sul Americana do ano que vem, enquanto o Atlético disputará a Libertadores.
Nos 90, Pablo havia aberto o placar aos 26 minutos. Téo Gutiérrez igualou aos 12 na segunda etapa.
Foi o quarto título brasileiro na Sul Americana. Antes, os campeões do Brasil na disputa haviam sido Chapecoense, São Paulo e Internacional. Com o resultado, o Atlético confirmou vaga na fase de grupos da Taça Libertadores em 2019 pela sexta vez na sua história. Assegurou, ainda, participações na Recopa Sul Americana contra o Ríver Plate, campeão da Libertadores 2018, e na Copa Suruga Bank, e prêmios superiores a R$ 25 milhões.