Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Jovem piloto do Sul Catarinense se destaca em competição nacional

Otávio Colle estreou com pódio na HB20 Cup

Por Davi Brabos Criciúma, 25/03/2025 - 16:43
Fotos: Sophia Rabelo/4oito e Vanessa Clarinda/Som Maior
Fotos: Sophia Rabelo/4oito e Vanessa Clarinda/Som Maior

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Aos 18 anos, o piloto Otávio Colle, natural do Sul Catarinense, começa a trilhar seu caminho no automobilismo profissional. Recém-chegado à HB20 Cup, o jovem piloto conquistou um pódio em sua corrida de estreia na categoria. A prova foi disputada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

A HB20 Cup é considerada uma porta de entrada no automobilismo brasileiro, oferecendo uma oportunidade para pilotos desenvolverem habilidades em competições de turismo. "É um mundo bem caro, então o pessoal sempre começa pela Copa HB20 pra pegar o braço dos carros, pra ver como é, de fato, uma corrida", explica Colle.

Com oito etapas ao longo do ano, a competição acontece em pistas famosas do automobilismo nacional e internacional, como Interlagos. "A gente chega quinta-feira, sexta-feira começam os treinos livres, sábado a primeira corrida e domingo a outra corrida", detalha Otávio. As provas têm duração de 30 minutos mais uma volta. A temperatura dentro do carro pode chegar a 60°C, levando os pilotos a perder até três quilos por corrida.

A primeira experiência de Otávio na HB20 Cup já trouxe resultados. "Foi minha terceira vez andando de carro e minha primeira prova oficial. Graças a Deus, já fui pro pódio", comemora. Nas retas, os veículos podem atingir até 200 km/h. "Quando a gente está ali no carro, a gente não pensa em nada, só vive aquele momento", conta.

Trajetória

A trajetória do piloto começou de forma diferente. "Comecei no kart ali com meus 15 pra 16 anos, no kartzinho do shopping". Mas o hobby logo virou paixão. "Fui no kartódromo de Morro da Fumaça e nunca mais saí. Ganhei algumas etapas, e no ano passado tive a oportunidade de correr na Copa HB20", relembra.

Seu pai, Maurício Colle, é um dos grandes apoiadores de sua carreira. "Hoje o Otávio tem uma gestora de pilotos que faz um processo rigoroso de seleção. Ele foi aceito porque demonstrou potencial. Nosso objetivo é levá-lo para a Nascar", afirma. Para o futuro, Otávio tem um plano bem definido. "A gente está com um projeto, e tudo depende de como vai ser esse ano e o ano que vem. Eu podia estar na Nascar agora, mas preferi começar do começo, pegar bastante mão de carro", explica. A previsão é que ele permaneça na HB20 Cup por dois anos antes de tentar a migração para a Nascar Brasil.

Ouça, na íntegra, a entrevista do jovem piloto:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito

Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com nossa Política de Privacidade.