Dois moradores de Criciúma produziram o livro "Pintores de Letras: uma viagem pela cultura popular e memória gráfica de Santa Catarina." A obra é assinada pelo designer Rafael Hoffmann e pela publicitária Nicole Castro, e foi financiada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2023, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
O designer detalha do que se trata a obra. "O livro na verdade é o resultado de mais de oito anos de pesquisa que nós fazemos com essa área, que é o trabalho dos pintores letristas, que é o pessoal que pinta fachada, produz faixa, cartaz de supermercado, que é uma profissão que entrou em declínio ali no início dos anos 2000, com as impressoras e a tecnologia. Existe esse tipo de pesquisa em outros lugares do Brasil, só que do Sudeste e Sul a gente nunca tinha visto nada parecido. E a gente pensou: 'se ninguém faz, vamos fazer a gente'", explica.
A publicitária complementa as informações sobre a publicação. "Tem mais de 400 fotos de mais ou menos trinta cidades de Santa Catarina. Como a gente já vinha fazendo esse trabalho desde 2016, naquela época a gente se concentrou muito aqui na região Sul, e quando surgiu a possibilidade de a gente se inscrever no edital, a gente trouxe essa ideia de expandir para o Estado inteiro, até como uma estratégia para a gente conseguir o prêmio", revela.
Ainda de acordo com os autores, o livro conta com 20 entrevistas com pintores letristas que trabalham até hoje em todo o Estado.
Ouça na íntegra a entrevista do designer Rafael Hoffmann e da publicitária Nicole Castro ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: