A partir desta sexta-feira (18), os olhos de todo o Brasil estarão voltados para a cidade de Criciúma, que recebe mais uma etapa do STU National, maior competição de skate da América Latina, que reúne os principais nomes do skate nacional, e faz seu circuito em Criciúma pelo quinto ano seguido. Com o grande evento batendo na porta, o município já está sentindo os efeitos da movimentação do público e dos atletas. Milhares de pessoas são esperadas no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, entre esta sexta, sábado e domingo (18, 19 e 20).
O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o "Vaguinho", destacou o impacto do STU para a cidade, tanto no aspecto econômico quanto cultural. “A cidade já está, na realidade, respirando. O STU está respirando essa atmosfera do skate, Adelor, já praticamente quase um mês atrás, né?”, comentou o prefeito em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Segundo ele, a presença antecipada de atletas e equipes tem aquecido a economia local. “Vêm com as famílias, vão treinando, já ficam por aqui, consumindo a cidade, abastecendo a rede hoteleira, abastecendo toda a nossa rede gastronômica, consumindo nas nossas lojas”, destaca.
FME
A presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Robinalva Ferreira, também conversou com o programa e detalhou o envolvimento da equipe no suporte ao evento. “A Fundação dá o apoio em tudo que eles precisam. Tem uma equipe que organiza, que faz a promoção do evento em todas as cidades. Tem a equipe responsável, por exemplo, do STU Day, que é o que acompanha as crianças”, conta a presidente, também em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
Com arquibancada coberta para 1.500 pessoas, programação intensa e atletas de renome nacional e mundial como Kalani Konig, Isa Pacheco e Gabi Mazetto, o STU promete mais uma vez colocar Criciúma no mapa dos grandes eventos esportivos do Brasil. “Criciúma é uma cidade interiorana e mantém, né, pelo quinto ano consecutivo, e a gente fica bem feliz. Vamos acolher, fazer o possível pra que eles queiram sempre retornar pra nossa cidade”, finalizou Robinalva.
A expectativa é de um público total entre 20 e 30 mil pessoas durante os três dias. A entrada é gratuita, mas solidária: quem quiser pode contribuir com 1kg de alimento não perecível, fazendo parte também da campanha do Centenário de Criciúma, que visa arrecadar 100 toneladas de alimentos.
Ouça a entrevista completa de Vaguinho e Robinalva: