O município de Criciúma definiu a ampliação da área de estacionamento rotativo, abrangendo 46 ruas e avenidas, em especial nos bairros Pio Corrêa e Comerciário. A medida gerou reações dos moradores das regiões, que fazem reuniões a respeito do tema.
Renan Búrigo, um dos dirigentes da Associação de Moradores do Bairro Pio Corrêa, comentou a situação. "Mais ou menos na metade do ano passado, iniciou-se a colocação de postes em algumas ruas do bairro Pio Corrêa, para ampliação do estacionamento. Houve uma movimentação popular e a Prefeitura cancelou a expansão naquele momento. E agora, no começo do ano, a gente teve a surpresa de que isso voltaria. Nós achávamos que esse assunto estaria encerrado. O estacionamento é algo que a gente vê como positivo, a gente vê que é necessário onde tem comércio, clínicas. Acontece que, de praticamente dez, 11 ruas que eles vão ampliar, muitas delas são estritamente residenciais", argumenta.
Fátima Guimarães, presidente da Associação de Moradores do bairro Comerciário, falou sobre o efeito nas ruas do local. "As ruas do bairro Comerciário precisam ter um olhar urgente, especialmente as principais, Cecília Darós Casagrande, Pedro Rodrigues Lopes e Almirante Barroso. Aumentou muito o fluxo de veículos, e, como já tínhamos comentado, no ano passado, nós da diretoria fomos no Arleu da Silveira a pedido dos moradores, que estavam exaltados, e com razão, devido simplesmente à colocação de placas de estacionamento rotativo. Fomos atendidos naquele momento, ano de eleição. Imediatamente as placas foram retiradas. Mas já deixando claro que agora, no início de 2025, as mesmas seriam recolocadas", explica.
Ouça na íntegra a entrevista dos integrantes das Associações de Moradores dos bairros Pio Corrêa e Comerciário ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior: