O deputado federal Luiz Fernando Vampiro (MDB) reforçou a construção de um contorno viário como alternativa ao túnel no Morro dos Cavalos, na BR-101. O parlamentar considera a proposta do contorno mais viável, rápida e menos onerosa em comparação ao projeto de túnel, discutido há mais de duas décadas.
“A alternativa mais barata, mais rápida, mais eficaz, menos burocrática seria a saída, em virtude do tempo de execução de um túnel”, afirmou Vampiro, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, nesta quarta-feira (16), citando o posicionamento do governador Jorginho Mello (PL).
Segundo o deputado, diversas entidades representativas do setor de transporte, como o Setransc, sindicatos da Amesc, Amurel e Amrec, além de transportadoras da região, já manifestaram apoio à ideia e chegaram a contratar um pré-projeto da nova rota. Esse estudo, financiado pela iniciativa privada, foi entregue digitalmente ao deputado, que imediatamente o protocolou junto ao Ministério da Infraestrutura. “Eu imediatamente ontem ainda fiz esse protocolo no Ministério da Infraestrutura, juntando mais essa documentação e perguntando acerca dos andamentos, como estavam os estudos”, disse.
Vampiro alertou ainda para a necessidade de cautela e vigilância para que o caso do Morro dos Cavalos não se transforme em mais um exemplo de atraso, como aconteceu com o anel viário de Florianópolis. “Tem que ser analisada de maneira criteriosa para que não caiamos no mesmo engodo que caiu o Anel de Contorno Viário da Arteris, que demorou cinco vezes o prazo estipulado pela ANTT”, alertou.
Uma importante reunião está marcada para a próxima semana em Brasília, com a participação de deputados, senadores, representantes do governo estadual e entidades do setor produtivo. Vampiro defende que a comitiva apresente uma posição unificada. “Se for para frente do ministro com dúvida, com essa representação dividida, talvez facilite para o ministro empurrar para frente”, disse, em referência ao ministro dos Transportes, Renan Filho.
Ouça, na íntegra, a entrevista do deputado: