Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aumento do efetivo em Criciúma é a prioridade do delegado-geral da Polícia Civil de SC

Ulisses Gabriel foi nomeado ao cargo pelo governador Jorginho Mello

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 11/01/2023 - 18:33
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Recém-nomeado para ser o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel já possui prioridades para a gestão. Segundo ele, a pedido do próprio governador Jorginho Mello, a busca por mais efetivo policial para Criciúma é o foco. O turvense foi anunciado nesta terça-feira (10).

“O convite começou na semana passada em uma entrevista que o governador fez comigo, me indagando sobre várias questões de estado e tentando vislumbrar se eu tinha um certo conhecimento das estruturas de Governo do Estado e da Polícia Civil de Santa Catarina”, conta Gabriel. Segundo o policial, o objetivo era a nomeação de uma pessoa com conhecimento técnico da área de gestão da Polícia Civil e de SC. 

Efetivo migrará da área burocrática para a criminal

Uma discussão vigente em Criciúma nos últimos dias diz respeito a falta de segurança pública no município. Alguns casos recentes preocuparam a população e chamaram a atenção de membros do setor para a deficiência. Por isso, essa é a prioridade do novo delegado-geral da Polícia Civil de SC. Inclusive, o prefeito do município, Clésio Salvaro, vai se encontrar com o governador para tratar do assunto.

“Nós sabemos que não ocorreu aumento de efetivo da Polícia Civil e sabemos da importância desse efetivo. Já estamos fazendo um estudo do que nós vamos fazer para resolver essa questão de Criciúma. Nós temos uma forma de fazer essa gestão para estancar essa questão de efetivo”, pontua Ulisses.

Um concurso público já está sendo realizado e deve acontecer em breve, porém, esse meio é um tanto demorado. Por isso, uma providência imediata será tomada. “Nós vamos desencadear um processo para concurso de agentes escrivães. Isso demora um pouco e nós precisamos de medidas urgentes para realizarmos a gestão de crise”, explica.

Segundo Ulisses, o ponto principal será migrar pessoas de áreas burocráticas para o setor criminal. A príncipio, portanto, o foco não deve ser relacionado a questões financeiras, mas de ajustar o efetivo em alguns pontos para suprir a necessidade. Ou seja, será muito mais voltado para gestão de pessoas, neste momento, do que em investimento de recurso público. “O Jorginho exigiu que eu tomasse ‘mão de ferro’ para agir nessa criminalidade”, disse.

Ulisses chega ao “maior cargo da Polícia Civil”

Natural de Turvo, Ulisses Gabriel é formado em Direito e foi concursado como delegado em 2006, segundo ele, “um sonho de juventude”. Ele foi delegado substituto em Orleans entre 2007 e 2008, em Araranguá entre 2008 e 2009, delegado substituto na DIC de Criciúma entre 2009 e 2010, delegado titular de Orleans de 2010 a 2014, delegado Regional de Tubarão em 2014. Voltou a DIC em 2015, em 2016 trabalhou na Acadepol e, em 2017, na Corregedoria.

Em 2018 o delegado voltou a atuar em Orleans como delegado titular. Depois, em 2021, passou a atuar em Urussanga até 2022. No ano passado foi promovido a entrância especial na Comarca de Criciúma. Agora, em 2023, chegou ao “maior cargo da Polícia Civil”, a convite do Governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm.

“Foi extremamente honroso da minha parte receber o convite para conduzir uma instituição como a Polícia Civil que tem cerca de 3,4 mil policiais civis contratados, estagiários, mais de 400 unidades policiais espalhadas por todo o estado e tem mais de 200 anos”, agradeceu Ulisses.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito