O título da Copa do Brasil de 1991 veio após empate por 0 a 0 no Heriberto Hülse com o Grêmio. Isso foi possível devido ao gol marcado pelo zagueiro Vilmar no primeiro jogo, lá no Estádio Olímpico Monumental. No Som Maior Esportes ele frisou que foi um privilégio ter marcado o gol do título, mas que qualquer um poderia ter feito.
“A gente tinha uma jogada ensaiada, a gente treinava com o Cavalo e com o Jairo Lenzi. Aquela bola voltou rápido e naquela época a gente voltava quase na mesma velocidade, hoje eles voltam caminhando. Eu já estava no meio de campo, era eu e o Soares que fazíamos aquela função, saí em velocidade e aquela bola veio numa altura boa”, comentou.
Naquele grupo de 1991 também estava Vanderlei Mior, que ao longo de sua passagem com a camisa carvoeira balançou as redes por 81 vezes. “Se nós não tivéssemos feito os gols anteriores, ele não poderia ter feito aquele gol”, disse o ex-atacante em tom de brincadeira. Ele foi titular nos primeiros jogos e depois sofreu uma lesão, perdendo a vaga para Zé Roberto.
O maior artilheiro tricolor aproveitou para dar o seu palpite sobre a Série B. “Nesses últimos campeonatos o Criciúma teve resultados horríveis, agora eu acho que a diretoria se preparou melhor. Eu tenho certeza que neste ano o começo vai ser diferente, o Criciúma vai brigar para no mínimo estar entre os dez primeiros. Mais do que isso é preciso ter entrosamento do elenco”, analisou.