Avaí e Chapecoense decidem neste domingo (21), em jogo único, o título do Campeonato Catarinense. A partida está marcada para às 16h, na Ressacada. Os avaianos tem dez títulos a mais do que os rivais, são 16 contra 6. O time da casa não vence o estadual desde 2012. No último título do Verdão do Oeste, o vice foi justamente o rival de hoje.
O Avaí foi o melhor time da primeira fase, somando 39 pontos, com 34 gols marcados e sete sofridos. Venceram duas vezes a Chapecoense: 1 a 0 em casa e 2 a 1 pela última rodada. Na semifinal o jogo contra o Criciúma foi duro, com vitória nas penalidades após empate em 1 a 1. O time vai contar com o apoio de Daniel Amorim, artilheiro com nove gols, em busca do caneco.
A Chapecoense veio logo atrás na tabela, somando 32 pontos, marcando 25 vezes e sofrendo 20 - a pior defesa entre os cinco primeiros colocados. Na semifinal a vaga veio após vitória por 1 a 0 contra o Figueirense. O time não tem um grande goleador, onde Everaldo foi quem mais marcou, com quatro apenas.
Essa é a quarta final entre as equipes. A primeira delas foi em 1977, quando o título Catarinense ficou com a Chapecoense, conquistando o seu primeiro troféu, 40 anos depois, outro título para a Chape contra o Leão. O Avaí ficou com a taça em 2009. Outro fato que chama atenção é o desempate que vai acontecer na história da Chapecoense, hoje são seis títulos e outros seis vices.