Mais um impulso para o turismo regional, a tirolesa mais alta das Américas, no Cânion Fortaleza, foi oficialmente lançada na manhã desta sexta-feira (7). Situada a quase 1,1 mil metros de altitude em relação ao nível do mar, o atrativo pertence a Cambará do Sul, na divisa com Praia Grande. A Som Maior acompanha a inauguração por meio da jornalista Manuela Silva. Segundo ela, o prefeito do município, Ivan do Amaral, tem expectativas positivas.
“Não tenho dúvidas de que será um de tantos que virão para desenvolver esse turismo, não só a nível nacional, mas internacional”, frisou o prefeito. “Sabemos das belezas naturais que nós temos aqui e o que nós precisávamos era isso: dar esse desenvolvimento. Com essa concessão, isso beneficiará não nosso município, mas também os dois estados, tanto Rio Grande do Sul, quanto Santa Catarina”, acrescentou.
O cantor e ex-BBB, Viegas também presenciou a inauguração da tirolesa e se encantou com a natureza do Sul catarinense. “Fiquei muito feliz em poder conhecer, tanto pela beleza daqui, que já é incrível, quanto por esse espaço dos Cânions Verdes, que o mundo precisa conhecer, não só o brasileiro”, comentou.
Aventura e turismo em 900 metros de profundidade
Lançada pela Urbia Parques, a tirolesa mais alta das Américas fica localizada no Parque Nacional da Serra Geral. O novo atrativo de aventura do Cânion Fortaleza foi idealizado para proporcionar aos visitantes a sensação de sobrevoo sobre uma das fendas do cânion com, aproximadamente, 900 metros de profundidade e possibilidade de uso por até três pessoas simultaneamente.
Após uma trilha pela mata, os turistas chegam ao topo no Alto do Mirante, onde inicia a tirolesa. A atração, que pode alcançar uma velocidade média de 30 quilômetros por hora, pode ser utilizada por até três pessoas por vez. A experiência completa dura entre cinco e dez minutos e está disponível para pessoas com peso entre 40 e 110 quilos.