O município de Criciúma lançou na noite desta quarta-feira, dia 11, um programa pioneiro com foco na assistência e bem-estar da população. O TeleSaúde permite aos moradores do bairro Santo Antônio, atendimentos médicos diretamente pelo WhatsApp, por meio do número (48) 3445-8400. O projeto visa diminuir as filas de espera por consulta na Capital do Carvão.
Leia também:
- Içara confirma mais dois casos de dengue
- Aldo Baptista Neto é o novo secretário da Saúde de SC
"É uma maneira confortável que o cidadão criciumense, inicialmente no bairro Santo Antônio, poderá fazer através do WhatsApp. Ao invés de você conversar com seu neto, filho, mãe ou avô, agora, você vai conversar com nossos profissionais da saúde. São seis enfermeiros e oito médicos se revezando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45", detalha o secretário de Saúde, Arleu da Silveira.
O projeto está implantado, neste momento, apenas no bairro Santo Antônio. Na localidade, existem 10 mil moradores, desses, mais de cinco mil estão cadastrados na Unidade Básica de Saúde e já podem utilizar os serviços através do WhatsApp. O TeleSaúde serve como um complemento aos serviços ofertados nas UBSs.
"A intenção é ampliar para as outras distritais nossas. O bairro Santo Antônio foi escolhido pela logística de funcionários que nós tínhamos e o que compreende a localidade. Vale salientar que o prefeito [Clésio Salvaro] deu todos os encaminhamento e recursos, tanto da parte de profissionais, quanto a de informática, é toda do município", informa o secretário.
Projeto é pioneiro em SC
O projeto veio para ficar e transformar a vida dos cidadãos de Criciúma no que diz respeito à saúde, garante a coordenadora do programa TeleSaúde, Marina Herath. "O que a gente não quer mais é fila, pacientes indo de madrugada nas unidades. Nós queremos acabar com isso. É uma forma mais acessível. O morador vai estar no conforto da sua casa, no seu trabalho, e vai poder acessar o aplicativo e realizar a consulta", enfatiza.
Não há nenhuma cidade em Santa Catarina que tenha um programa como o TeleSaúde de Criciúma. "Nós somos pioneiros no Estado, existe um projeto em Florianópolis, algo semelhante, mas não igual", finaliza Marina.
Entre os serviços ofertados através do TeleSaúde, está: atendimento médico; renovação de receitas; retorno para resultados de exames; agendamentos/procedimentos na Unidade de Saúde e informações sobre o sistema municipal.
É importante ressaltar que o atendimento on-line é um complemento ao atendimento nas unidades, e os pacientes que pretendem usufruí-lo devem estar vinculados à Unidade Básica de Saúde.