Em função das férias de verão, os estoques de sangue tendem a baixar no Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) de Criciúma. Neste momento, a reserva de bolsas está adequada, como indica no site do hemocentro, mas, a inclinação é de baixa já nos próximos dias, por conta de uma semana fraca em relação a captações.
“Por enquanto, está adequado os estoques. Porém, a quantidade de doadores que vieram ontem e hoje está bem fraca. A tendência é estar em uma situação diferente já nos próximos dias. Então, hoje, a gente já pede para que os doadores compareçam ao Hemosc”, salienta a analista do setor de Captação de Doadores do hemocentro, Daniela Elias.
Como a semana iniciou com poucas doações, o Hemosc já se prepara para um crescimento da demanda no restante do mês. Para estimular os doadores a comparecerem ao hemocentro, o coordenador da Divisão Técnica da unidade, Rafael Luiz da Silva lembra que o “sangue tem validade”. A hipótese mais provável para a redução é relacionada ao período de férias.
“Não é algo exato, mas, como temos boa parte da comunidade nas praias, viagens de férias e festas de final de ano fora dos centros urbanos, pode estar relacionado a queda de doações nesta semana”, destaca Rafael.
O e A são principais tipos sanguíneos em falta
Segundo o coordenador, as principais tipagens dos grupos sanguíneos em falta são os tipos O e A. Para doar, todos podem se candidatar, depende, apenas, do cumprimento da Legislação vigente e de uma série de fatores que levam em conta o risco que aquela doação pode representar para a saúde do candidato e do indivíduo que vai receber o sangue.