Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Balneabilidade: Sul com seis pontos impróprios para banho

Em nível estadual, relatório do IMA aponta que, dos 237 locais analisados, 65% estão apropriados para banhistas

Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 04/02/2022 - 15:57 Atualizado em 04/02/2022 - 16:02
Foto: Ascom / IMA
Foto: Ascom / IMA

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Dos pontos analisados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) no Sul de Santa Catarina, seis estão considerados impróprios para banho conforme relatório divulgado na tarde desta sexta-feira (4). Um é no Balneário Rincão, na foz do arroio. Os demais sete locais verificados, quatro na orla e três nas lagoas, estão liberados.

Nas demais praias do litoral Sul, há dois pontos impróprios em Passo de Torres e Balneário Arroio do Silva e um em Balneário Gaivota. Todos os pontos verificados em Jaguaruna, Laguna e Imbituba estão liberados para os banhistas. Em relação ao levantamento anterior, houve o acréscimo de um local até então considerado próprio, que foi o da Rua Vinte de Maio, em Passo de Torres.

Os locais impróprios no Sul
Balneário Rincão - foz do arroio
Balneário Arroio do Silva - foz do arroio e 100 metros ao Sul do arroio
Balneário Gaivota - foz do riacho
Passo de Torres - próximo à ponte e Rua Vinte de Maio

Em todo o litoral catarinense, foram analisados 237 pontos, dos quais 155 estão apropriados, um índice de 65,4%. Logo, 34,6% não estão em condições de banho, devendo os frequentadores prestar atenção nas placas de indicação instaladas pelo IMA. Em Florianópolis, há coletas em 87 pontos, dos quais 67 estão aptos para banho, um índice 77%.

O IMA adverte para o vandalismo que vem prejudicando os trabalhos, com registros de adulteração ou retirada das placas. “Os atos de vandalismo e a subtração da sinalização é crime ambiental, pois omite uma informação de utilidade pública que tem o objetivo zelar pela saúde de todos os usuários, no que diz respeito à balneabilidade”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.

São atendidos pelos relatórios 27 municípios em mais de 100 praias e balneários dos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. Confira o levantamento completo clicando aqui.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito