Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Banco de Leite está com estoque zerado em Criciúma

Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia

Por Maira Rabassa Criciúma, SC, 23/02/2022 - 10:43 Atualizado em 23/02/2022 - 13:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Banco de Leite de Criciúma de Criciúma está com o estoque zerado do alimento. Na tarde desta terça-feira, 22, foi realizada a última pasteurização com o restante que havia para oferecer aos bebês da UTI e da enfermaria neonatal do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina. No final da tarde, chegaram dois frascos, o equivalente a 1,1 litro, que ainda passarão por um processo de tratamento de qualidade. “Estamos com o estoque zerado de leite. Hoje foi a última pasteurização, fizemos com o que tinha. Agora quando acabar não teremos mais leite”, lamentou a coordenadora do Banco de Leite, enfermeira Hariele Teixeira, em entrevista ao programa Conexão Sul, na Rádio Som Maior.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A depender do peso do prematuro, um ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Atualmente, no Hospital Santa Catarina, seis recém-nascidos são beneficiados com as doações. “Em janeiro tivemos uma grande queda na quantidade de doadoras. Hoje temos 31 mulheres doadoras. Mas, seriam necessárias 50 mulheres para que não faltasse leite”, revela a enfermeira.

Janeiro teve queda de doações

O Banco de Leite conta com 31 mamães doadoras ativas que não estão dando conta do abastecimento aos bebês. No ano passado, o número chegou a 42 pessoas. “Esse período de férias, de final de ano, foi muito mais prejudicial para o Banco de Leite que o período mais grave da pandemia”, comparou Hariele.

De acordo com Hariele, qualquer mamãe que esteja amamentando em casa pode ser doadora e ajudar a salvar as vidas dos bebês do hospital. “Além de apresentar excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano”, completou. 

Quem pode doar:

- Mulheres saudáveis 
- Não pode estar com sintomas de gripe
- Não ingerir drogas (álcool, fumante, outras)
- Não usar medicamentos que impeçam a doação
- Contato para tirar dúvidas: 48 93300 4083 (whatsapp)

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito