A Defesa Civil segue monitorando todos os pontos críticos no Sul de Santa Catarina com relação às chuvas. Segundo o órgão estadual, já há ocorrências pontuais envolvendo pequenos alagamentos em vias públicas, vicinais e urbanas na região.
Há registros de deslizamentos de terra na Serra do Rio do Rastro, além de outros, de pequena monta, na região. "Destaca-se o aumento do volume de rios na região Sul, que vêm sendo monitorados pelas defesas civis municipais e serviços de meteorologia e hidrologia", detalha o coordenador regional do órgão, Rosinei da Silveira.
Em Siderópolis, há uma ponte interditada por problemas com danos nas cabeceiras, com isso, a comunidade de São Pedro/Serrinha não consegue escoar a produção leiteira. A Barragem do Rio São Bento está extravasando. "Os rios ainda podem elevar seus níveis nesta noite de quarta feira, o que nos deixa neste momento em estado de atenção", acrescenta o coordenador.
Na tarde desta quarta-feira (30), o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil, César Nunes, divulgou um vídeo em que explica a estratégia do órgão para atuar durante o período de monitoramento em virtude das precipitações. "Tudo aquilo que nós havíamos avaliado e estudado tem acontecido, bem como, a quantidade de chuvas esperada para essas regiões", informa.
Assista ao vídeo completo: