Realizada tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é realizada desde 2010 no Brasil, data em que as empresas reduzem os preços de produtos. Em 2017 acontece no dia 24 e deverá movimentar R$ 160 milhões no mercado catarinense. O número de reclamações reduz a cada ano.
“Temos uma expectativa positiva para essa Black Friday, com incremento de 25% em relação ao ano passado. Essa variação é acima da variação nacional de 20%, isso mostra a força do comércio catarinense e sua economia”, destaca o economista da Fecomércio, Luciano Córdova.
De acordo com o economista, Santa Catarina ocupa uma posição confortável em relação a outros estados. O sul catarinense é a terceira região com maior criação de empregos, em um ranking liderado pelo Vale do Itajaí.
“O Estado vem crescendo acima das médias nacionais desde 2014 e 2015. Além dos fatores como a consolidação do mercado eletrônico, temos aqui um estado com renda mais elevada e nível de desemprego mais baixo, nesse sentido a expectativa é positiva”, afirma Córdova.
Devido as vendas para o Natal, o comércio discute uma possível mudança na data da Black Friday a partir de 2018. A ideia é transferir para a segunda quinzena de setembro.