Os bloqueios das vias de acesso do Balneário Rincão, assim como a barreira sanitária do município, serão retiradas nas próximas 72 horas. A decisão do desbloqueio foi definida pela comissão de combate ao coronavírus do município, que se reuniu nessa sexta-feira, 27, para tratar do assunto. O serviço ficará a cargo da Secretaria de Planejamento e Serviços Públicos.
Desde o último sábado, 21, os acessos de Coqueiros, Campo Mãe Luzia, Vila Alvorada, Urussanga Velha, Torneio e acesso sul estavam bloqueados. A SC-445 até então era única que estava liberada, mas contava com uma barreira sanitária que dava orientações para quem entrava e saía da cidade.
“As pessoas continuam circulando, mas conseguimos diminuir um pouco o fluxo e fazer um filtro, para que as pessoas ficassem em casa nessa quarentena. Muitas pessoas ainda não perceberam a gravidade da situação mundial, acham que isso não vai chegar aqui e ficará somente fora do país ou em São Paulo”, comentou o secretário da Saúde do Rincão, Jean Nascimento.
"Sabemos que o fechamento das vias foi uma atitude drástica, mas foi válido, todas as pessoas que passaram pela barreira sanitária foram orientadas e conscientizadas. Estamos realmente preocupados com nossa população, 36% dos nossos moradores são idosos e muitas pessoas estavam vindo para nossa cidade fazer festa. Colocamos carro de som na rua, orientando as pessoas a ficar em suas casas, baixamos um decreto proibindo as pessoas de ir ao mar e pontos turísticos, mais a barreira sanitária, um trabalho de conscientização que valeu a pena. O momento é de conscientização, se cada um fizer sua parte, iremos combater esse vírus", enfatiza o prefeito, Jairo Custódio.
Ainda não há casos de coronavírus confirmados no Rincão. Até o momento o município contou com quatro suspeitos, sendo que dois desses já foram descartados e outros dois aguardam pelo exame. Outras 21 pessoas estão sendo monitoradas e estão de quarentena em suas casas, mas ainda não apresentam todos os sintomas.
Além das aberturas, a prefeitura de Balneário Rincão, através do decreto 28/2020 também autoriza o funcionamento, em todo território municipal, a partir de 30 de março, a abertura de lotéricas e cooperativas de créditos. O governo também informa que continuará com campanhas educativas via internet e carros de som, solicitando que mantenham em suas casas.