No Dia Estadual do Bombeiro Militar Veterano, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar abriu as portas do Quartel e voltou às raízes junto com aqueles que fizeram a história do CBMSC. Os militares da força veterana de Criciúma foram recepcionados na obra do novo Quartel, na Rua Dolário dos Santos, para acompanhar a construção. Na sequência, um café foi servido para aproveitar a oportunidade junto com colegas de farda.
Os Bombeiros Militares que fazem parte da força veterana começaram a chegar em Criciúma há 50 anos, quando o CBMSC se instalou na cidade. Desde então, acompanharam a evolução da corporação e da cidade. “Me tornei bombeiro militar em 1987 e até o ano de 2011 estive aqui, diariamente, à disposição da sociedade. É uma alegria muito grande estar de volta. É um legado que a gente deixou, eu acredito que a nossa parcela de cooperação foi de grande valia”, enfatizou o subtenente BM RR Carlos Virtuoso.
A visita nas obras do novo quartel foi um convite para relembrar a história de todos que já passaram pela corporação. “Eles fizeram nossa história. Estavam aqui nos primeiros atendimentos a população do Sul do Estado e, acima de tudo, são responsáveis pela confiança que toda a sociedade deposita em nossa corporação. Só temos a agradecer”, afirma o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.
Os convidados foram recepcionados na sede provisória do 4º BBM, onde foi servido um café para um momento de conversa e para relembrar os velhos tempos. “Sempre mantemos a nossa história viva. É importante que eles estejam próximo da corporação e se sintam parte dela, foram eles que construíram tudo que nós somos hoje”, ressaltou o subcomandante do 4º BBM, major BM Renan Fernandes.
Sobre o Dia Estadual do Bombeiro Militar Veterano
O Dia Estadual do Bombeiro Militar Veterano, foi instituído pela Lei Estadual 18.080, de 22 de janeiro de 2021. A escolha da data é uma homenagem ao Comandante-Geral de Honra do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel RR Milton Antônio Lazzaris, que faz aniversário neste dia, por ter feito história na liderança da emancipação da corporação. O coronel Lazzaris foi o último Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, enquanto a corporação ainda pertencia à Polícia Militar de Santa Catarina.