O mundo das aves é cheio de sons e cores que encantam. Transformar o lazer em belos registros deste mundo é o objetivo do Clube de Observadores de Aves de Santa Catarina, que reúne amantes dos pássaros. Hoje, ‘passarinhando’ no Programa Do Avesso, estiveram Paulo Cadallora, presidente do Instituto Alouatta e Isabel Coradi, uma das principais observadoras região Sul de Santa Catarina.
“As aves, no nosso universo, entraram dentro de um projeto de conservação maior que temos na região. A nossa ideia é de reunir as pessoas e conseguir resgatar o elo entre homem e natureza, que se perdeu com a urbanização. Queremos disseminar a cultura da conservação das aves”, disse Cadallora.
Ele lembra que a observação de pássaros é feita no mundo há muitos anos. Só na Inglaterra a atividade existe há mais de 100 anos. “Esse movimento tem o objetivo de conservar a natureza, porque as aves estão na vida do ser humano há muitos anos. Só que a gente nunca se ateve a este universo. Então o clube tem o objetivo de reunir essas pessoas”, explicou.
Segundo a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), o país possui 1.919 espécies de aves, é o segundo país do mundo com maior diversidade. Destas espécies, 12% podem ser encontradas no Sul catarinense. “A gente só perde para a Colômbia”, completou Cadallora.
O Clube de Observadores de Aves de Santa Catarina promove a mostra "Aves do Sul de Santa Catarina". Em Criciúma, o Projeto Cultura Acic recebe a mostra desde o dia 23 de outubro. A exposição traz um pouco sobre mundo das aves, apontando cada vez mais para a ligação entre homem e meio ambiente. “Está na galeria da Acic e ficará até o dia 30 de novembro”, contou Isabel.
Confira o Programa do Avesso na íntegra: