O Brusque é o quarto time catarinense a conquistar um título nacional. Depois de Criciúma (Copa do Brasil, Série B e Série C), Avaí (Série C) e Joinville (Série C e B), a equipe do Norte do Estado conquistou o título da Série D. A consagração veio neste domingo, após uma emocionante disputa contra o Manaus, da capital amazonense, nas penalidades. Na Arena da Amazônia, empate em 2 a 2, o mesmo resultado da primeira partida, no estádio Augusto Bauer, em Brusque.
O Brusque saiu na frente neste domingo, com gol do artilheiro Júnior Pirambú, ainda no começo da primeira etapa. No entanto, os mandantes apresentaram uma reação. Sávio empatou no primeiro tempo e Mateus Oliveira conseguiu a virada na segunda etapa. Precisando de um gol para levar pelo menos aos pênaltis a decisão, o Brusque conseguiu o empate com gol de Thiago Alagoano.
Nos pênaltis, muita emoção. Foram 10 cobranças marcadas na sequência. Na sua sexta oportunidade, o Manaus perdeu. Coube ao goleiro Zé Carlos, ex-Criciúma, marcar o gol do título.
O Brusque será, até o momento, a única equipe catarinense a disputar a Série C 2020. O acesso veio contra o Juazeirense, com direito a goleada por 4 a 0 em Santa Catarina. Na semifinal, o Brusque eliminou o Ituano, também nos pênaltis.
Além do Brusque, conseguiram o acesso o Ituano, Jacuipense e Manaus (vice-campeão).