A reunião de proprietários de academias com os vereadores de Criciúma ocorreu na manhã desta quarta-feira, 15. O setor pressiona para que possa reabrir ao público. Como resultado do encontro, a Câmara de Vereadores encaminhará um documento ao governo do Estado pedindo ainda mais flexibilização ao decreto de isolamento social.
"São mais ou menos 100 academias na cidade, fomos procurados por alguns proprietários com a preocupação neste momento de preservar os empregos. Faremos dois encaminhamentos: um documento feito pela Câmara junto com um plano que eles trouxeram de como seria dentro da academia, de prevenção ao coronavírus, e uma reunião na sexta-feira com os deputados estaduais para discutir vários pontos sobre o decreto e dar uma atenção a esses proprietários de academias", disse o presidente da Câmara, Tita Belolli (PSDB).
Mais cedo, ao programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, uma das representantes das academias, Cristiane Cesconeto, falou sobre a luta do setor pela reabertura e disse que é possível manter higienização contra o coronavírus.
"Fizemos protocolo de segurança, desde a limpeza do calçado com o álcool 70% ou o cloro na entrada da academia, com fluxo reduzido de clientes, mantendo-os apenas por uma hora no espaço. Nós somos profissionais da área da saúde, estudamos para ter todos os cuidados com o corpo humano. Nós poderíamos atender e teríamos mais cuidado do que muitos locais, como mercado por exemplo", disse.
Na avaliação da personal trainer, o encontro com vereadores, que teve ainda a presença do prefeito Clésio Salvaro, foi positivo. Desde que o decreto de isolamento foi instituído em Santa Catarina, no dia 18 de março, setores têm pressionado o governo do Estado pela flexibilização, que vem acontecendo gradualmente em Santa Catarina.
No Estado, são 853 casos de Covid-19 e 28 óbitos; destes, quatro em Criciúma, que soma 59 casos positivos de coronavírus.