A campanha de vacinação contra o sarampo inicia hoje em todo o país. Normalmente, a campanha nacional abrange a idade de 5 anos até 19 anos. A Secretaria de Saúde de Santa Catarina ampliou a faixa etária para desde 6 meses até 49 anos de idade.
De acordo com a técnica em enfermagem do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Kelly Barp, o cuidado é maior por conta de casos que apareceram no estado. "As pessoas devem procurar a unidade de saúde com o cartão de vacinação em mãos para verificarmos a necessidade da vacina", informou a técnica em enfermagem.
A vacina utilizada é a tríplice viral, que protege contra o sarampo e também contra a rubéola e caxumba. Uma dose da vacina basta para proteção durante toda a vida, não sendo necessário reforço.
Neste sábado, 15, será realizado o dia D, em que 45 unidades de saúde do município estarão abertas em horário especial, das 8h as 17h, para aplicação da vacina. A campanha segue até o dia 13 de março.
Quem perdeu a carteira de vacinação e não sabe se tomou a vacina deve procurar uma unidade e realizar a aplicação de uma dose. "Não tem nenhum caso suspeito na nossa região, mas Santa Catarina já teve casos confirmados. A melhor maneira de manter o sarampo longe da nossa região é se vacinando", afirmou.
Febre Amarela
Em fevereiro do ano passado, Santa Catarina entrou no estado de recomendação de vacinação contra a febre amarela. Anteriormente, só realizava a vacina quem iria viajar, hoje é orientado toda a população a receber a vacina.
De acordo com a técnica em enfermagem, o município de Criciúma está 87% vacinado. "É disponibilizado a partir dos 9 meses até 59 anos de idade. Quem se vacinou antes do quatro anos tem que tomar um reforço", informou.
As vacinas contra o sarampo e contra febre amarela não são realizadas em gestantes.