A retomada do Campeonato Catarinense está marcada. Os quatro jogos de ida das quartas de final ocorrerão daqui a um mês, no dia 8 de julho. A data foi confirmada nesta terça-feira, 9, pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF). "Marcamos. Precisávamos de uma data. Depois de muita conversa com os clubes, chegamos a essa data", afirmou Rubens Angelotti.
Sobre a liberação das prefeituras para a retomada dos jogos - já que cada município tem autonomia de ações perante à pandemia de Covid-19, Angelotti admite dois problemas. "O problema maior está em Florianópolis com o prefeito Gean Loureiro, que tem medidas mais fortes já adotadas. Mas os clubes têm um mês para trabalhar isso com ele", destacou. "E tem o caso de Tubarão, que está um pouco mais complicado, o pessoal do Tubarão vai ter uma conversa com o prefeito amanhã", referiu.
Mas o fato de o Tubarão enfrentar o Concórdia no mata-mata para definir o rebaixado, a FCF crê que poderá contar com um tempo a mais para definições. "Esse jogo pode até ser mais para frente, pois é um campeonato à parte", relatou.
O Criciúma vai encarar o Marcílio Dias, com o jogo do dia 8, uma quarta-feira, no Heriberto Hülse, e no dia 12, um domingo, em Itajaí. "Quanto aos demais clubes, tudo está tranquilo em relação à liberação. Com o Marcílio Dias, a Chapecoense, o Joinville, o Brusque. Tem os casos do Avaí e do Figueirense, que estão treinando em Palhoça. E tem o Concórdia, onde a situação do coronavírus está um pouco mais complicada mas o prefeito não criará impeditivos", comentou Angelotti.
Os critérios para a realização dos jogos já estão definidos, com testagem prévia dos envolvidos e sem acesso de público. "Sem público. Depois vamos analisar esses detalhes todos. Claro que se der um achatamento na curva dos casos, melhor. Sobre o público, o decreto do governador é vago, não menciona se é sem ou com público os eventos esportivos", ponderou.
O Campeonato Catarinense está sem jogos desde o dia 15 de março, quando foi disputada a última rodada da primeira fase. Na ocasião, o Criciúma venceu o Joinville por 1 a 0 fora de casa. O último jogo do Tigre em casa foi em 8 de março, empate em 0 a 0 com o Figueirense.
Quartas de Final
8 de julho
Em Criciúma - Criciúma x Marcílio Dias
Em Chapecó - Chapecoense x Avaí
Em Joinville - Joinville x Brusque
Em Jaraguá do Sul - Juventus x Figueirense
12 de julho
Em Itajaí - Marcílio Dias x Criciúma
Em Florianópolis - Avaí x Chapecoense
Em Brusque - Brusque x Joinville
Em Florianópolis - Figueirense x Juventus