No final do mês de julho, a Azul Linhas Aéreas anunciou o cancelamento de voo das 6h da manhã do Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna. A decisão passaria a valer no dia 1º de setembro. A decisão foi questionada por associações empresariais, entre elas a Acic.
Segundo o presidente da entidade César Smielevski, o cancelamento dos voos da azul poderá levar a inviabilização do aeroporto em um ano.
“Só vai ficar o voo da Tam. E ficando só um, sobe o valor da passagem aérea. Assim as pessoas vão para outros aeroportos como o de Florianópolis ou o de Porto Alegre para pegar os voos. Temos um belo aeroporto e uma bela pista que vão ficar vazios, sem voos, porque se tornaram de um inviáveis do ponto de vista econômico”, explicou César.
Segundo Smielevisk, a Acic pretende iniciar uma conversação com o governo de Santa Catarina e com a administração da Azul para tentar resolver o problema. “Vamos conversar com a Azul, mas caso não voltem atrás na decisão, vamos procurar outra solução”, disse.