Não importa qual seja o tipo, o câncer sempre traz prejuízos, sendo que realizar o tratamento médico e a fisioterapia são fundamentais para a reabilitação. Continuando com a campanha Viva Mais, o Ponto a Ponto recebeu a fisioterapeuta Marieli Soares Graciano, que falou sobre a recuperação de pacientes.
“Precisamos ter força de vontade e ir para uma reabilitação. As atividades físicas protegem muito contra o câncer. A mulher precisa se adaptar ao novo corpo, a postura e a respiração”, destacou Marieli.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres. Para vencer a doença, muitas necessitam passar por radioterapia, afetando a qualidade de vida.
“As sequelas do câncer acarretam a mulher como um todo. Muitas mulheres sofrem com traições ou separação, pois também atrapalha o relacionamento amoroso”, explicou.
A fisioterapia tem um papel fundamental na recuperação. Ainda durante o tratamento, algumas delas necessitam de hormônios, para vencer a doença. É sempre bom lembrar que quanto antes descobrir, maiores as chances de cura. “Tem mulheres que dizem que odeiam o Outubro Rosa, porque acabaram descobrindo a doença durante este período. Essa campanha é muito boa para alertar as pessoas”, afirmou a fisioterapeuta.