Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Caos na saúde: falta de leitos e explosão nos casos de Covid-19

Estado de Santa Catarina está realizando força tarefa nas regiões

Por Beatriz Coan Criciúma, SC, 23/02/2021 - 10:10 Atualizado em 23/02/2021 - 10:12
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O estado de Santa Catarina já passou por dois momentos bem críticos no enfrentamento à Covid-19. Um foi no final de julho e outro no final de novembro de 2020, mas a atual situação nunca foi vista. Algumas regiões estão com falta de leitos de UTI e até mesmo de leitos clínicos para o tratamento do coronavírus. E por conta deste cenário a Secretaria do Estado da Saúde está realizando uma força tarefa e se reunindo com lideranças de todas as regiões de SC para avaliar cada quadro. 

O secretário adjunto do Estado de Saúde, Alexandre Fagundes, está se deslocando para a região carbonífera nesta manhã onde deve ter uma reunião com os prefeitos locais. "Hoje estaremos na região da Amrec, em Criciúma justamente para falar com os prefeitos e os gestores municipais da saúde para trazer as informações e o cenário epidemiológico que inspira bastante cuidado. E estar como Estado, como Secretaria de Estado para entender quais são as necessidades das regiões.", disse Fagundes em entrevista ao programa Adelor Lessa nesta manhã. 

A força tarefa também visa a ampliação de leitos de UTIs e clínicos. O propósito é preparar o estado para os "dias difíceis pela frente", como falou Alexandre, para conseguir absorver a demanda nesta terceira onda de coronavírus. Nesta visita o Estado estuda qual a possibilidade que cada região tem para a implementação de novos leitos.

As ações tomadas pela Secretaria do Estado da Saúde para o enfrentamento incluem a campanha de vacinação, que segue paralisada pela falta de doses, a publicação de normativas restritivas e a ampliação do número de leitos, que segundo Fagundes quase triplicou em todo o Estado. O secretário adjunto também destacou que a sociedade é responsável por uma parcela importante do enfrentamento e que a falta de adesão às medidas e orientações por parte da população dificultam o combate à doença. "A sociedade não entendeu que ela tem uma parcela bastante importante no enfrentamento da Covid-19.", disse Alexandre. 

Governador se reúne com prefeitos

Além da força tarefa realizada pela Secretaria do Estado da Saúde, que visa ampliar a estrutura hospitalar, nesta tarde de terça-feira, 23, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés irá se reunir com todos os 295 prefeitos do estado, de forma remota, para discutir novas medidas. Desde junho de 2020 as decisões quanto a restrições e ações para o combate ao coronavírus são feita a nível regional, tomando por base a situação de cada cidade. Mas o reflexo dessas ações tem impactado o estado como um todo.

Para a Secretaria do Estado da Saúde, novas medidas restritivas devem ser adotadas. Mas a decisão é complexa, pois afeta diversos setores, como por exemplo o econômico. Por isso esta reunião, entre governador e prefeitos, deve trazer como resultado novas medidas. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito