Avançam as obras de dois empreendimentos de atacado e varejo na SC 445, em Içara. O município prepara-se para, em breve, ter a inauguração das lojas do Carrefour e do Combo Atacadista do Giassi. A previsão da prefeitura é de que em setembro os empreendimentos já estejam abertos ao público.
A estimativa do prefeito Murialdo Gastaldon (MDB) é de que 400 empregos diretos sejam gerados, 200 em cada loja, mesmo com a recessão acentuada pelo coronavírus."Os grandes empreendimentos estão mantidos e elas devem ser concluídas ainda neste ano, com a possibilidade de atrair outros negócios ao seu entorno, além do dinamismo que trará para a economia da cidade. As duas obras atrasaram, elas estiveram paradas naquele período de suspensão da construção civil. Agora estão com força total, acredito que até setembro as duas lojas estejam abertas para a população", projetou o prefeito.
Em Içara, as vagas de emprego apresentaram queda em março, confirma Murialdo, apesar de não ter dados concretos. Um contraste com o último ano, quando, segundo o prefeito, o município gerou 870 vagas no saldo entre saídas e entradas de trabalhadores.
"Com certeza tivemos mais desligamento do que contratação (em março), no Brasil inteiro. Vinha de maneira muito boa (janeiro e fevereiro) com a geração positiva, o saldo crescendo de novo. No ano passado foi um número recorde para Içara. Neste ano a expectativa era excepcional, porque teríamos a agregação de empreendimentos. Com os desligamentos que verificamos, dificilmente vamos bater o recorde do ano passado", diz Murialdo.
"Estamos entrando em uma recessão profunda nacional. Já vínhamos de uma situação dificílima de 1% de crescimento em 2019, praticamente nada, abaixo do crescimento da população. Recessão em 2016 e 15, esse é o quadro naciona que se agrava neste ano em razão da pandemia. Em Içara, por várias situações, o ambiente permanece muito positivo", acrescentou o prefeito.
A obra do Carrefour inclui o aterramento de diversos pontos do município, o que poderá atrair outros empreendimentos. Segundo Murialdo, já há aquisição de terrenos de outras lojas na região. "Cada ponto é um empreendimento que brota. Um prédio comercial, posto de combustível e assim por diante. Só o fato de neste trecho da SC 445 estarem três grandes empreendimentos de fornecimento de alimento e higiene de limpeza, outras atividades econômicas virão para cá também. Vai ter muito público de todo o Sul catarinense. Lojas maiores, de veículos, restaurantes, vai ferver este trecho entre Criciúma e Içara", afirma.
"E o benefício para a população em geral. O preço da alimentação fica menor, cai o preço pela concorrência. A renda economizada pode ser disponibilizada para o comércio e prestação de serviço da cidade. O que mais pesa no orçamento familiar da faixa que ganha entre 2 mil e 2,5 mil reais é a energia elétrica e o alimento. A energia elétrica de Içara é uma das mais baratas do Brasil, caindo o preço da comida, é ganho para o trabalhador colocar a renda em outras áreas de consumo", conclui Murialdo.