A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um veículo de carga com 35.920 quilos acima do permitido na BR-101, em Araranguá. A abordagem aconteceu na manhã desta sexta-feira (8), o peso inclusive ultrapassou a capacidade de pesagem da balança rodoviária.
O veículo, um bitrem tracionado por um Iveco/Stralis, de Araranguá, precisou que suas duas carretas fossem pesadas separadamente. O total do conjunto somou 95.770 quilos, bem acima dos 59.850 toneladas permitidos. A multa foi de R$ 22.765,00.
O proprietário do veículo é reincidente em transportar excesso de peso e somente esse caminhão já acumula mais de R$ 80 mil em multas, ultrapassando metade de seu valor comercial. Além das autuações, ele responderá a Termo Circunstanciado por dano ao patrimônio público e por expor a vida ou saúde de outrem a perigo direto e iminente.
Foi efetuado o transbordo da carga excedente no local para que os veículos pudessem ser liberados. O excesso de peso é transmitido integralmente ao pavimento asfáltico, danificando-o, e ainda oferece riscos aos motoristas e demais usuários da via, pois sobrecarrega os sistemas de freios e suspensão, aumentando o risco de falhas, informa a PRF.