A SC Participações e Parcerias (SCPar) espera até o final desse anos abrir edital para ceder áreas da Serra do Rio do Rastro à iniciativa privada. Nesse momento o governo está convocando empresas para fazer um estudo do que pode ser feito com mais de 730 mil metros quadrados de área, desde o mirante até o entorno da serra.
“A ideia é revitalizar o espaço e potencializar aquela área, atraindo mais turismo e levando desenvolvimento econômico para a região. Estamos no processo de procedimento de manifestação de interesse. As empresas farão então um estudo para avaliar as possibilidades ou quais espaços podem receber comércio e lazer, respeitando as leis ambientais. O objetivo é que o governo possa encaminhar o edital para concessão dos 730 mil metros. A expectativa é que o edital seja lançado no final desse ano”, afirmou Ramiro Zinder, Secretário-Executivo da SCPar.
Projeto
Além de um mirante, o local deverá contar com uma estrutura de apoio ao visitante, como lojas, estacionamentos e restaurantes. Para o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, este é um dos projetos prioritários para fomentar o turismo regional. “A Serra Catarinense, que é muito apreciada pelos turistas nos períodos mais frios, ganhará um equipamento junto a um dos principais atrativos da região, a Serra do Rio do Rastro. Com isso, a nossa expectativa é agregar ainda mais valor a esse patrimônio natural e incentivar o turismo o ano todo”, comenta Ferrari.
Estudos
Conforme previsto no Chamamento Público 02/2021, e seguindo as premissas do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) da SCPar, o PMI deve trazer estudos de viabilidade técnica, operacional, econômica, financeira, ambiental e aspectos jurídicos para a estruturação do projeto de concessão do novo complexo turístico, localizado no município de Bom Jardim da Serra.