Em meio a pandemia os empresários do Let's Drop GastroPub decidiram investir. Com 3 anos de funcionamento no bairro Bosque do Repouso, com uma proposta mais integrada à natureza e focada no consumo de bebidas, o empreendimento muda de local e amplia o cardápio com receitas mais elaboradas. Em setembro de 2020 foi inaugurado o novo espaço, ocupando o local onde antigamente funcionava a casa de eventos Dioxxy, e passou estar constantemente na mira de denúncias como ponto de aglomeração.
Para as pessoas que passam próximo ao Let's Drop, o número de veículos estacionados e até mesmo a fila de carros que já se formaram na entrada chamam atenção e remete à aglomeração. Mas a realidade do local é bem diferente. Com sua abertura em meio à pandemia, desde o início o espaço segue rigidamente todas as normas de restrição. Segundo o empresário Douglas Melo, proprietário do local, eles já foram fiscalizados três vezes em uma mesma noite e em todas receberam elogios da autoridades.
"Nós fomos muito apertados pela Vigilância Sanitária, pela Prefeitura, Polícia Militar, porque também tiveram essa mesma impressão das pessoas que passam ali na frente, que estaria sendo uma casa de eventos, que seria um espaço para aglomero, e isso é totalmente diferente da nossa proposta. Tanto que já de imediato, nas primeiras semanas, a gente foi taxado pelas autoridades como referência em organização e prevensão ao Covid-19.", disse Douglas Melo em entrevista ao programa Adelor Lessa.
Iniciativas como filas digitais, proibição de espera de vaga em frente ao local (os clientes são orientados a esperar dentro dos veículos) entre outras foram trazidas ao município através do empreendimento. Segundo o empresário, metade da equipe é direcionada à fiscalização e cumprimento das regras, como a proibição de circulação sem máscaras, a exigência da permanência nas mesas, controle de temperatura e utilização de álcool. Melo também relatou que clientes já foram retirados do local por não cumprir com as normas.
Questionado sobre a ocupação, Douglas revelou que apenas 20% da capacidade é disponibilizada. O espaço utilizado, que se restringe ao primeiro andar da casa, tem disponibilidade para 1040 pessoas e desde o início tem atendido por volta de 200 clientes. São cerca de 70 mesas disponíveis com no mínimo um metro e meio de distanciamento entre elas, mas é possível encontrar no local mesas com até três metros de distância.
Paralisação nos finais de semana e a proibição de consumo de bebidas alcóolicas
Os novos decretos divulgados nesta semana entram em vigor amanhã (12). A partir de sexta-feira o consumo de bebidas alcóolicas fica proíbido após as 21h e este será o terceiro final de semana seguido em que bares, restaurantes e comércios ficam impedidos de funcionar. Devido a estas restrições, o empresário estuda se existe a possibilidade de manter a casa em funcionamento ou se terá que fechar as portas nas próximas semanas.
Douglas relata que o prejuízo não afeta somente os empresários. "Desde o início dessas restrições maiores, nas nossas 3 casas juntas, de Criciúma, Balneário Rincão e Imbituba, já são 25 funcionários a menos trabalhando. O prejuízo do setor gastronômico não é só para nós empresários, são 25 famílias afetadas só no nosso grupo..", pontuou.
Outro ponto destacado por Melo é que as medidas aplicadas abrem margem para o crescimento de aglomerações e festas clandestinas. "Nós não podemos receber os clientes no final de semana, mesmo mantendo o distanciamento, obrigando todos a usar álcool, a medir a temperatura. Então onde tem segurança, onde são cumpridos os decretos, não está podendo trabalhar. E o reflexo disso são festas na praia, na casa de parentes, na casa de amigos.", concluiu.
A proposta GastroPub
Diferente de cenas que têm sido vistas na região, o Let's Drop realmente abraçou a proposta de um GastroPub. Local onde são encontrados pratos e drinks diferenciados. Membro da Via Gastronômica, o espaço é focado em uma culinária com frutos do mar. Para a confecção do cardápio exclusivo eles trouxeram um chefe de fora da cidade, que incluiu pratos como um risoto de camarão servido na casca de coco. Além das opções gastronômicas, o outro carro chefe são as caipirinhas exclusivas que chamam a atenção de todos que frequentam o local, mas que terão o seu consumo proíbido após as 21h a partir desta sexta-feira.
Para tentar manter o local em funcionamento, a equipe adotou as modalidades de telentrega e de retirada no local. Agora os clientes podem fazer pedido através de aplicativos como iFood e WhatsApp. O empresário Douglas também destacou que o espaço recebe todo o tipo de público. "Nosso ambiente recebe todo tipo de público, casais, famílias, crianças, solteiros, e até uns doguinhos. Nós somos pet friendly", pontuou.