Três caminhões-tanque do exército saem de Criciúma nesta quarta-feira (8), por volta das 16h30, para transportar água potável ao Rio Grande do Sul. A Casan doará, ao todo, 72 mil litros de água tratada, por meio de uma articulação da prefeitura, Câmara de Vereadores e iniciativa privada.
Segundo o secretário de Planejamento de Criciúma, Edson Silva, o foco da doação é o atendimento aos hospitais. “Por meio do Centro de Planejamento Urbano, estamos focados nisso para que possamos ajudar os nossos irmãos gaúchos na situação que eles estão enfrentando”, frisou.
Foram enchidos três caminhões-pipa do 28º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército em Criciúma na manhã desta quarta, com previsão de mais outros três caminhões até a noite. Dois técnicos em mecânica e três eletrotécnicos da Casan vão auxiliar na recuperação dos sistemas de abastecimento e tratamento de esgoto da capital gaúcha.
A ação iniciou pela articulação do vereador Marcio Daros. “Estamos nos unindo entre legislativo, executivo e iniciativa privada”, explicou o secretário. “Todos de Criciúma estão fazendo a sua parte, isso que dá alegria de estar e morar em Criciúma”, enfatizou.
Prefeitura busca caminhões-tanque
A maior dificuldade encontrada foi na procura por caminhões-tanque que possam transportar água potável – sem contaminação com outros produtos – na região. As carretas que farão o transporte levaram água de Florianópolis para Porto Alegre nesta quinta-feira (7). A caminho de Criciúma, eles devem chegar na Casan do bairro Próspera por volta das 16h.
“Nós abasteceremos para retornar ainda hoje para o Rio Grande do Sul. Provavelmente, pelo tamanho do tanque, 100 mil litros de água vão ser encaminhados hoje, sem um custeio, é uma articulação em grupo”, concluiu o secretário.