Foi dado o primeiro passo para a reinauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro Próspera. As crianças serão recepcionadas a partir da terça-feira da semana que vem, mas nesta sexta-feira, a prefeitura, em conjunto com a Afasc, organizou um evento de apresentação do novo espaço, que recebeu obras de ampliação.
Na Praça das Chaminés, o reformado CEI, que passará a se chamar Lino Pizzetti, terá capacidade para receber 300 crianças, em um espaço de mais de 1,2 mil m². Serão 12 salas para crianças de 0 a 4 anos, em um investimento de R$ 1,8 milhões da prefeitura para as reformas - verba repassada para a Afasc.
Coube à Afasc fazer o processo licitatório das obras. De acordo com o diretor executivo, Adriano Boarolli, 99% do projeto está concluido, restando apenas os passeios de acesso externos. "(Apresentamos) uma creche toda ampliada e revitalizada. É um grande projeto da Afasc junto com o município", destacou o diretor.
"Saímos de três salas para 12, com ampliação do espaço de 30 m² para 50 m². Conseguimos assim fazer o atendimento para 300 crianças. Tem playground, biblioteca, espaço lúdico, toda a estrutura de creche em grande padrão", acrescentou Boarolli. Das 300 vagas, 200 já foram preenchidas.
Além do acesso à creche e da plantação de gramado na praça, novas obras devem chegar ao local ainda neste ano. De acordo com a secretária de Obras de Criciúma, Katia Smielevski, novos equipamentos e passeios serão colocados, assim que a comunidade de pais, alunos, funcionários e professores elencarem as prioridades.
"A gente ainda vai refazer os caminhos e ver a necessidade da creche. Tem gente sugerindo que se faça uma passarela coberta para as crianças adentrarem no espaço, por exemplo. Vamos definir junto com os pais, alunos, funcionários, professores e ver quais equipamentos serão colocados na praça", prometeu a secretária.
Ela afirma que essas obras poderão ser concluídas ainda neste ano, sem que haja prazo para quando poderão iniciar. A questão paisagística, de gramado e a plantação de ipês, após a polêmica retirada dos eucaliptos, será iniciada neste sábado.