A primeira noite da Tomada de Laguna - espetáculo que voltou a ser apresentado após 18 anos e busca contar a história da Proclamação da República Catarinense e do início do romance de Giuseppe e Anita -, foi um sucesso e lotou as arquibancadas nas docas do Centro Histórico nesta quarta-feira (21). No entanto, um incidente chamou atenção do público e, posteriormente, viralizou nas redes sociais.
Um dos figurantes da peça, identificado como Fábio Pires, foi laçado por engano e acabou sendo arrastado por um cavalo. As imagens no momento da cena assustaram quem acompanhava pessoalmente o espetáculo e, também, mais tarde, acabaram sendo compartilhadas por inúmeros internautas na internet. Assista ao momento:
Após a apresentação, devido ao susto, o ator Fábio Pires gravou um vídeo se manifestando sobre o incidente. "Eu participei do evento da Tomada de Laguna, fui laçado pelo cavaleiro, mas está tudo bem comigo, a gente ensaiou vários dias e estava tudo programado para acontecer. Uma guerra não é tocar flores um no outro, tem que ser uma batalha travada. Então, para as pessoas preocupadas, eu estou bem. Vou até comer um lanche agora", disse.
Em nota, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), que promove a Tomada de Laguna, emitiu um comunicado. Leia na íntegra:
"O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) informa que a Tomada de Laguna, espetáculo que voltamos a apresentar em 2022, tem como objetivo contar a história da Proclamação da República Catarinense e do início do romance de Giuseppe e Anita através de efeitos sonoros, pirotécnicos, cenográficos e atos arduamente coreografados.
A cena que ocorreu na primeira noite da Tomada era uma das encenações que ensaiamos para dinamizar o espetáculo. Reiteramos que tudo é sempre calculado, mas eventualmente pode sair melhor que o que estava previsto. Por isso,
aproveitamos para esclarecer que o figurante Fábio Pires, soldado imperial que aparece no vídeo sendo lançado, passa bem e inclusive permaneceu na arena até o encerramento, e após isto, tirou fotos com espectadores.
O CulturAnita lamenta que algumas informações desencontradas tenham sido lançadas, sem checagem ou confirmação. Todo o espetáculo tem serviço de saúde de suporte e houve um acionamento da equipe do Corpo de Bombeiros Militar para atendimento de uma espectadora. E aproveitamos para lembrar que o espetáculo segue até o dia 24 com mais cenas de tirar o fôlego e efeitos para impressionar o público — tudo dentro do roteiro";