Cozinhar é uma arte que envolve prática e novos descobrimentos. O Programa do Avesso, da Rádio Som Maior, recebeu o Chef Motta, especialista em paellas. Ele revelou os segredos da gastronomia e as experiências da carreira. Mas, em sua casa, quem cozinha é a esposa.
“O bom cozinheiro deve usar um avental branco, de limpeza. Se utilizar um preto, pode deixar algo cair e limpar. Branco, branco, branco, certo, não tem como errar, o branco ele mostra”, afirmou.
De acordo com Motta, o principal segredo de cozinhar é pegar uma receita e modificá-la, seguindo os ingredientes originais. O chef contou que uma paella congelada pode durar até seis meses, com a colocação de jornal para não estragar a carne.
“As paellas mais vendidas são as de carnes brancas, mais de 90% são de carnes brancas. Na Espanha, as paellas são o carro chefe”, disse.
Motta trabalha em eventos e geralmente faz sucesso, mas, com tanto tempo de carreira, ele já errou. Em um evento beneficente, o arroz da paella ficou com gosto diferente e o público não comeu.
“Teve um evento, há uns 15 anos, que com 800 ingressos vendidos ninguém comeu. Eu não fui o responsável pelo erro, mas como sou o chefe, eu quem assino a obra. Eu não perdi a postura, recebi todos na porta e expliquei”, lembrou o chef.
Além de seu prato principal, Motta também faz feijoada e prepara frutos do mar, as sobremesas também estão entre suas especialidades. “Quem gosta do que faz nunca se cansa”, concluiu.